domingo, 30 de dezembro de 2012

Cariátides


Cariátides

As Cariátides eram colunas com a forma de estátuas de mulheres que suportavam na cabeça todo o peso do entablamento e da cobertura do templo designado de Erectéion.
Por vezes utilizadas em substituição, na arquitetura grega, às colunas de sustentação convencionais, ilustram a harmonia alcançada pela arte grega em seus padrões arquitetônicos.





sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SOBRE O NÓ CELTA !!!!

O Nó celta é o símbolo da mitologia celta significando o nó infinito que enlaça todas as coisas, que estamos todos interligados e que de alguma forma para a evolução de um precisa-se da evolução de todos.
Ele também é usado como amuleto de proteção pendurado no pescoço, ou sobre a porta de entrada das casas.
Em alguns rituais ele é utilizado para invocar a Grande Deusa. Os celtas acreditam que se o nó for colocado abaixo do que deseja ele absorverá tal coisa para sua vida. Ele estará eternamente na magia de luz e aos mestres da sabedoria divina. O símbolo serve para quem quer estar na senda da luz e da sabedoria.

ANO DE 2013

 
 
 
 
De acordo com a Astrologia Chinesa, o ano 4711 do Calendário Lunar ou 2013 do Calendário Solar será regido pela Serpente Água Preta. Baseada na teoria de equilíbrio dos cinco elementos: fogo, água, metal, madeira e terra, a astrologia chinesa nos diz que a Serpente contém principalmente o elemento Fogo. Água e Fogo são elementos opostos, portanto a maioria das pessoas poderá experimentar uma mistura de boa e má sorte durante o ano.

O Calendário Lunar, que tem duração de 12 meses e 29 dias, iniciará em 10 de fevereiro de 2013 e terminará em 30 de janeiro de 2014, tendo as características do signo da Serpente. Para os chineses a Serpente é um animal sagrado que carrega consigo um aspecto positivo de boa sorte, tanto que as pessoas nascidas no Ano da Serpente são consideradas nobres devido à sua sabedoria e capacidade de compreensão. A Serpente é também um símbolo do misticismo na China.
 
Embora seja imprevisível, a Serpente de Água tem forte carisma. Simpática, cordial e paciente, na verdade essa é a Serpente que nunca desperdiça um bote. Com grande poder concentração, não se distrai de seus objetivos e despreza coisas sem importância para se dedicar a um planejamento eficaz. Sua inteligência vem do seu desejo de sempre saber mais, pois é o conhecimento que alimenta sua alma.
Sua sabedoria está no desenvolvimento de sua intuição e autoconfiança, pois só confia no que possa confirmar por si mesma. Estrategista, a Serpente nunca sai da realidade e nem de seu planejamento, dominando assim a arte de administrar e controlar, sejam projetos quanto pessoas. Ela prefere construir seu caminho silenciosamente por entre as brechas que vão surgindo, com isso ganha tempo e consegue ser mais rápida que outros conquistando seu espaço com eficiência.

Com grande capacidade de decisão e boa negociadora, a Serpente não se preocupa com os pormenores de organização mas sabe atuar de forma rápida e discreta para resolver os problemas. Muito eficiente, enquanto outros estão tentando detectar problemas, ela já identificou e resolveu. E, por ter um ritmo mais acelerado do que os outros, ela trabalha melhor sozinha e esconde as maneiras profundas e misteriosas de sua natureza. 

Considerada afortunada pela riqueza, a Serpente não tolera o aperto financeiro e nem a mesquinharia. Tem boa intuição, faro e inteligência para negócios e pode até ter sorte, mas principalmente disposição para trabalhar e se esforçar para concluir seu trabalho, exigindo isso também de seus empregados ou de quem trabalha com ela.

A Serpente é boa ouvinte e confidente de histórias e segredos dos outros, mas não se abre facilmente pois não sente necessidade de partilhar suas dúvidas. Enigmática, faz parte de sua elegância inata manter o mistério do que pensa e sente, podendo ser muito fria e calculista quando é necessário. Inteligente e intuitiva, ela aproveita-se dessas qualidades para conquistar as pessoas.

A Serpente não é misericordiosa, uma vez que se desenrola para atacar, ela move-se como um relâmpago e nada pode ser mais repentino e devastador do que seu bote. Tem muita facilidade para dar conselhos, mas também abusa de sua facilidade de comunicação. A arma de combate da Serpente é o argumento, a calúnia ou a discussão, nisso ela é invencível. Para a Serpente, os fins justificam os meios.

A Serpente é extremamente sensual, romântica e refinada. Com uma natureza sedutora e determinada, uma vez que escolhe,  jamais deixa escapar sua presa. Vaidosa e orgulhosa, gosta de sentir que é o centro das atenções de quem ama mas não admite ser sufocada. Apesar de gostar de controlar os outros, ela gosta de sentir livre sendo avessa ao controle e não suporta traição. Nos romances e nas amizades, a Serpente se entrega totalmente mas exige atenção, fidelidade e liberdade. 

Em 2013 quem mantiver o foco em seus objetivos e traçar estratégias de ação, terá maior facilidade para lidar com os imprevistos dessa fase. Precisaremos ter metas definidas e agir com praticidade, sempre dentro de um prévio planejamento. Será o ano propício para buscar equilíbrio entre razão e emoção, cultivando a observação, a reflexão e ampliar o conhecimento. Este será um ano em que nos sentiremos protegidos por nossa própria sabedoria. 

O novo ano chinês exigirá rapidez e discreção na solução de problemas, além da capacidade de administrar com competência. Pode ser ano de sorte para negociar, porém teremos de controlar a credulidade sendo preciso refletir e ponderar antes de decidir. Tanto as decisões precipitadas quanto a hesitação poderão significar fracassos.
Não será uma época para arriscar em investimentos inseguros, mas ter prudência com o dinheiro, poupando, economizando e gastando com o que for realmente útil e necessário. Ilusão e enganos são comuns nos anos da Serpente. Em 2013 será preciso investigar detalhamente com quem se forma parcerias e quais as bases dos negócios. Cautela nunca será demais, tendo o cuidado de ver por onde anda e com quem mantém negócios e relacionamentos. A sorte material e bons negócios estarão indo de Leste para o Sul.  

Quem mantiver a capacidade de argumentação, negociação e vontade de se esforçar no trabalho terá mais sucesso. Inovação e renovação serão as palavras chave do ano. Geralmente o ano da Serpente traz a possibilidade de alcançarmos reconhecimento dos nossos esforços empreendidos anteriormente, mas também podemos ser chamados a corrigir os excessos cometidos no ano anterior. Nesse ano o que tiver sido encoberto aparecerá, pois a Serpente é perita em denunciar os erros.  

Durante o ano estarão mais em evidência os assuntos relacionados ao pensamento filosófico, psicologia, política, relações públicas, religião, assuntos místicos, astrologia, medicina cirúrgica, pesquisa científica, ensino, restauração, arqueologia, assim como os profissionais que tratam desses assuntos. Também estaremos muito interessados em assuntos que envolvam finanças, comércio, arte e beleza, pois a Serpente dá muita importância à aparência. 

Será preciso calma e refinamento para evitar brigas e escândalos. Nas relações sociais será preciso tato e cuidado para não melindrar os outros, pois a Serpente desperta o potencial de ferir as pessoas principalmente pela palavra através das discussões e calúnias que poderão atingir especialmente aqueles do signo Tigre e Macaco. 

A Serpente tem maior afinidade romântica com o Coelho e o Dragão que são do elemento Madeira e alimentam sua alma; a Madeira acende o fogo da paixão. Portanto as pessoas do signo Coelho e Dragão poderão viver grandes paixões em 2013. E por ter pouca afinidade com o Rato e o Porco, estes poderão experimentar decepções e enganos. 
Em 2013 as paixões podem se intensificar e para os que estão sozinhos o ano pode trazer muita paquera e romances recheados de paixão. Porém não será um tempo para deixar o coração falar mais alto; a razão deve permanecer em primeiro lugar.
 


Elemento Madeira
 
Em 2013 a sorte irá sorrir para todos aqueles nascidos nos meses e anos Madeira. Quanto mais aparecer o elemento no mapa, melhor será a sorte. A Madeira rege os meses de fevereiro, março e abril, o horário das 03h00 às 09h00 e os anos terminados em 4 e 5, de acordo com o Calendário Ganzhi.
  • As pessoas do signo do Tigre e do Coelho poderão ter uma boa surpresa em fevereiro e março.
  • Quem nasceu em fevereiro e nos anos regidos pelo Tigre, poderá enfrentar problemas nos relacionamentos. Para evitar conflitos, será preciso refletir muito sobre suas atitudes e antes de decidir ou dizer algo.    
Elemento Fogo
 
Em 2013 a sorte irá sorrir para todos aqueles nascidos nos meses e anos do Fogo. O Fogo rege os meses de Maio, Junho e Julho, o horário das 09h00 às 15h00 e os anos terminados em 6 e 7, de acordo com o Calendário Ganzhi.
  • Sendo um ano regido pela Serpente de Água, poderá haver pouco aumento de renda para os signos de Fogo. 
  • As pessoas do signo da Serpente e do Cavalo poderão ter uma boa surpresa entre maio e junho.
  • O Porco Fogo Yin, ou seja, aqueles nascidos entre 22/01/1947 a 09/02/1948 e os nascidos entre 18/02/2007 a 06/02/2008 deverão evitar brigas e controvérsias além de maior cuidado pois estarão mais sujeitos a disputas, acidentes e hostilidades.
Elemento Metal 
O ano de 2013 será moderado, com sorte e problemas, para os nascidos nos meses e anos Metal. O Metal rege os meses de Agosto, Setembro e Outubro, o horário das 17h00 às 21h00 e os anos terminados em 0 e 1, de acordo com o Calendário Ganzhi.
  • As pessoas nascidas nos anos Metal Yin, ou seja, de 06/02/1951 a 26/01/1952 terão mais sorte durante o ano.
  •  As pessoas do signo do Macaco e Galo poderão ter uma boa surpresa em Agosto e Setembro.
  • Os nascidos nos anos regido pelo Cão terão boa sorte em casamento e parcerias.
  • Quem nasceu em agosto e nos anos regidos pelo Macaco, poderá enfrentar problemas nos relacionamentos.
Elemento Água

O ano de 2013 será moderado, com alguns problemas para os nascidos nos meses e anos Água. A Água rege os meses novembro, dezembro e janeiro, o horário das 21h00 às 03h00 e os anos terminados em 2 e 3, de acordo com o Calendário Ganzhi.
  • A Serpente tem boa afinidade com o Boi, portanto esse signo terá melhor sorte em 2013.
  • O ano de 2013 será regido pela Serpente de Água, portanto poderá haver aumento de renda para os signos de Água. 
  • Na mandala astrológica, o Porco é o animal de confronto com a Serpente. Portanto, serão pouco beneficiados em 2013 aqueles nascidos entre: 
  • 22/01/1947 a 09/02/1948 - Porco Fogo Yin, 
  • 08/02/1959 a 27/01/1960 - Porco Terra Yin, 
  • 27/01/1971 a 14/02/1972 - Porco Metal Yin,
  • 13/02/1983 a 01/02/1984 - Porco Água Yin,
  • 18/02/2007 a 06/02/2008 - Porco Terra Yin,
  • 31/01/1995 a 18/02/1996 - Porco Madeira Yin.
Elemento Terra

Para os nascidos nos anos regidos pela Terra o ano de 2013 será moderado, com alguns problemas. A Terra rege o ano todo e também os anos terminados em 8 e 9, de acordo com o Calendário Ganzhi.
  • As pessoas nascidas nos anos Terra Yang, ou seja, nos anos terminados em 8, poderão ter mais sorte em 2013.
  • O Porco Terra Yin, ou seja, aqueles nascidos entre 08/02/1959 a 27/01/1960, deverão ter maior cuidado com a saúde e evitar brigas e controvérsias pois estarão mais sujeitos a disputas, acidentes e hostilidades.
 
Observações:
 
Ano de nascimento - sua relação com o mundo
Indica sua relação com o mundo, como é visto pelas pessoas, seus antepassados, sua primeira infância e o seu destino. É o animal do ano do seu nascimento complementado pelo elemento e polaridade.

Mês de nascimento - sua personalidade aparente
Indica seu comportamento social, a sua personalidade externa, os pais e a adolescência. Este é o pilar utilizado para ver a compatibilidade de signos, vida amorosa e personalidade interior. Pode ser considerado o que a pessoa gostaria de ser ou que acredita ser. É o seu animal interior.

Hora de nascimento - seu animal secreto
Revela seu jardim secreto, a parte mais íntima de sua personalidade, a sexualidade, a velhice, filhos e descendentes. É o verdadeiro signo no qual a personalidade se baseia, seu animal secreto. É importante atenção para não utilizar o horário de verão.

  • Para saber o animal que rege o ano de seu nascimento, click aqui ou acesse o "Calendário Ganzhi".
  • Para saber qual animal rege o seu mês de nascimento e o seu ascendente, click aqui ou acesse "Descubra seu signo ascendente". 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TRISKLE CELTA

 
Bookmark and Share

O TRISKLE CELTA



Os símbolos são emblemas, sinais ou figuras, que naturalmente evocam uma aura de mistério e magia. Os símbolos, assim como toda a cultura celta, eram sagrados e por isso, transmitidos apenas através de rituais, contos, músicas e danças, mas jamais pela palavra escrita. Alguns registros escritos remanescentes destes povos que, culturalmente conhecemos como Celtas, são muito escassos e, na sua maioria, descritos por gregos e romanos durante a ascensão do Império Romano ou por monges da Idade Média. Portanto, observemos os símbolos celtas de forma simples, seguindo apenas a verdade e a intuição de nossos corações.

ESPIRAIS CELTAS
As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções antigas, o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior. Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Esses movimentos podem ser observados no sentido horário ou anti-horário. As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e à atração, em relação ao centro.

Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação dos elementos da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção. Lembrando que entre os celtas, mover-se em torno de um objeto em sentido anti-horário era considerado como mau agouro.Os antigos túmulos megalíticos na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais, anterior aos celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida", que representam o ciclo da vida, da morte e do renascimento.

TRISKLE OU TRISKELION
O Triskle é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", e, de fato, este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, em uma referência ao movimento da vida e do universo. Na cultura celta é dedicado à Manannán Mac Lir, o Senhor dos Portais entre os mundos. Tudo indica que o número três era considerado sagrado pelos Celtas, reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de: Submundo, Mundo Intermediário e Mundo Superior.

O Triskle também é conhecido por triskelion ou triskele, tríscele, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:

- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento.
- Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.


Os nós celtas são variantes entrelaçadas de símbolos do mundo pré-céltico, germânico e céltico. O número três nos liga aos reinos do Céu, da Terra e do Mar – elementos que compunham o mundo Celta – e por sua vez, formavam os Três Reinos, vistos da seguinte forma:

- O Céu, que está sobre nossa cabeça e nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam a terra. Representa a luz, a inspiração (o fogo na cabeça) e os Deuses da criação.
- A Terra, que está sob nossos pés e nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer - são as raízes fortes das árvores.
Representa o solo, a raíz e os Espíritos da Natureza.
- O Mar é a água que está em nós, representa o Portal para o Outro Mundo, que sacia a sede e nos dá a vida - sem a água tudo perece e morre. Representa os seres feéricos, a água e os Ancestrais.


Sendo os três elementos interdependentes, onde cada um possui seu significado próprio, mas que dependem um do outro para continuar existindo, permitido assim, que o nosso mundo também exista em perfeita interação.

Os três reinos representam locais onde há vida, e o fogo é a alma que caminha entre eles. Além disso, cada reino era relacionado a um grande caldeirão sustentado por três pernas, que por sua vez, possuíam três atributos diferentes. Apesar de não haver um mito de criação como outras culturas indo-europeias, havia entre eles a ideia dos Três Mundos, como citamos anteriormente, descritos como:

- O Mundo Celestial ou Superior: onde as energias cósmicas como o Sol, a Lua e o vento se movem. Associado aos Deuses da criação.
- O Mundo Intermediário: onde nós e a natureza vivemos. Associado aos espíritos da natureza.
- O Submundo: onde os ancestrais e os seres feéricos vivem. Associado ao Outro Mundo.


Portanto, as três pontas do Triskle eram associadas aos Três Reinos ou aos Três Mundos e ao fluxo das estações. E, numa versão moderna, às três fases da Lua vistas no céu: Crescente, Cheia e Minguante. Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento a partir do centro, pode ser descrito como no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento."Tendo em consideração o número três, símbolo sagrado dos Celtas, o qual tanto se apresenta com a forma de Tríade como de Triskle, a tripla espiral que, girando à volta de um ponto central, simboliza por excelência o universo em expansão.

De um modo geral, este símbolo está associado ao crescimento pessoal, ao desenvolvimento humano, o fluir e a expansão da consciência física e espiritual.

Por Rowena Arnehoy Seneween

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O TEMPO



A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Mario Quintana

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DOIS TEXTOS EXCELÊNTES




Não se deixe guiar pelo egoismo.
O egoísmo nos da um raciocinio frio diante da vida.
Nele predomina uma visão oportunista, o desprezo pelas necessidades alheias e um interesse em satisfazer-se sempre mais.
É a contramão da vida. Gera choques, vitimas e decepções.
O egoísmo produz arrependimento.
O altruísmo, ao contrário, peermite ver outros como a si mesmo, querer benficia-los e sempre fazer o que lhes dá prazer. Seja altruísta !!!
. O altruísta segue as regras do Universo, e a ele está reservada a felicidade.
                       

                                                       ************************


Diga  sem medo de errar NUNCA ESTIVE TÃO BEM COMO NESTE MOMENTO
Com isso você intensifica a vida do momento e faz confluírem as suas qualidades para ele.
Você se engrandece. Faz com que percam tamanho as ocorrências passadas, os medos, as apreensões, as desesperanças.
Quando você cresce, o restante diminui.
Faça o seu AGORA forte, sem medo do passado ou do futuro.
Assim aparecelhe o gosto pela vida, aumenta a felicidade e a esperança nos benefícios.
E dizendo-se feliz agora que você se torna feliz sempre...


Livro: Paz Todo Dia
Autor: Lourival Lopes

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O SÁBIO SAMURAI




       Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

       Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.

      Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se.

       Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós?

      Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai.

      A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos.

      O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir!

O MONGE MORDIDO




     Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monje deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
     — Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!
     O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

TEXTO PARA REFLEXÃO

  




Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.
     E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.
     Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.

     Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.
     — Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.
     — Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! — respondeu a amargurada Parábola.
     — Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.
     Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.


*


     Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

SÍMBOLOS CELTAS

Símbolos Celtas - 1ª parte

Publicado por Rowena em 06/1/2009 (135194 leituras)

Os símbolos são emblemas, sinais ou figuras que naturalmente evocam uma aura de mistério e magia. Muitos dos símbolos que hoje conhecemos, são traduções de sinais perdidos no tempo, muitas vezes baseados em suposições e analogias.

Apesar de todas as descobertas de arqueólogos e antropólogos, ainda é difícil saber realmente a diferença entre o fato e a ficção.

Os símbolos, assim como toda a cultura celta, eram sagrados e por isso, transmitidos apenas através de rituais, contos, músicas e danças, mas jamais pela palavra escrita.

Alguns registros escritos remanescentes destes povos que, culturalmente conhecemos como Celtas, são muito escassos e, na sua maioria, descritos por gregos e romanos durante a ascensão do Império Romano ou por monges copistas da Idade Média. Portanto, observemos os símbolos celtas de forma simples, seguindo apenas a verdade e a intuição de nossos corações.

Espirais Celtas

As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções antigas, o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior.

EspiralElas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Esses movimentos podem ser observados no sentido horário ou anti-horário.

As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e à atração, em relação ao centro.

Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação dos elementos da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção.

Lembrando que entre os celtas, mover-se em torno de um objeto em sentido anti-horário era considerado como mau agouro.

Os antigos túmulos megalíticos de Newgrange, Knowth, Dowth, Fourknocks, Loughcrew e Tara, na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais, anterior aos celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida" e que representam, de um modo geral, o ciclo da vida, da morte e do renascimento.

As espirais da vida são belas representações da eternidade da alma!

Triskelion ou Triskel

Triskelion é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", e, de fato, este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo. Na cultura celta é dedicado à Manannán Mac Lir, o Senhor dos Portais entre os mundos.

Tudo indica que o número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de: Submundo, Mundo Intermediário e Mundo Superior.

O triskelion também é conhecido por triskle ou triskele, tríscele, triskel, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:

- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento.

- Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.

Triskle

Os nós celtas são variantes entrelaçadas de símbolos do mundo pré-céltico, germânico e céltico.

Representação dos Três Reinos

O número três nos liga aos reinos do Céu, da Terra e do Mar – elementos que compunham o mundo celta – e por sua vez, formavam os Três Reinos, vistos da seguinte forma:

- O Céu, que está sobre nossa cabeça e nos oferece o Sol, a Lua, as estrelas e as chuvas que fertilizam a terra. Representa a luz, a inspiração (o fogo na cabeça) e os Deuses da criação.

- A Terra, que está sob nossos pés e nos dá o alimento, nos abriga e faz tudo crescer - são as raízes fortes das árvores. Representa o solo, a raíz e os Espíritos da Natureza.

Triskle- O Mar é a água que está em nós, representa o Portal para o Outro Mundo, que sacia a sede e nos dá a vida - sem a água tudo perece e morre. Representa os seres feéricos, a água e os Ancestrais.

Sendo os três elementos interdependentes, onde cada um possui seu significado próprio, mas que dependem um do outro para continuar existindo, permitido assim, que o nosso mundo também exista em perfeita interação.

Essa cosmologia não-dualista é bem diferente dos quatros elementos da visão grega, pois os celtas viam tudo na forma de tríades. Os três reinos representam locais onde há vida e o fogo é a alma que caminha entre eles. Além disso, cada reino era relacionado a um grande caldeirão sustentado por três pernas, que por sua vez, possuíam três atributos diferentes.

Apesar de não haver um mito de criação como outras culturas indo-europeias, havia entre eles a ideia dos Três Mundos, como citamos anteriormente, descritos como:

- O Mundo Celestial: onde as energias cósmicas como o Sol, a Lua e o vento se movem. Associado aos Deuses da criação.

- O Mundo Intermediário: onde nós e a natureza vivemos. Associado aos espíritos da natureza.

- O Submundo: onde os ancestrais e os seres feéricos vivem. Associado ao Outro Mundo.

Portanto, as três pontas do triskelion eram associadas aos Três Reinos ou aos Três Mundos e ao fluxo das estações. E, numa versão moderna, às três fases da Lua vistas no céu: Crescente, Cheia e Minguante.

Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento a partir do centro, pode ser descrito como no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento.

Triskle

"Tendo em consideração o número três, símbolo sagrado dos Celtas, o qual tanto se apresenta com a forma de tríade como de triskel, a tripla espiral que, girando à volta de um ponto central, simboliza por excelência o universo em expansão." Jean Markale - A Grande Epopéia dos Celtas.

De um modo geral este símbolo está associado ao crescimento pessoal, ao desenvolvimento humano, o fluir da consciência e da expansão espiritual.

Aos poucos vamos adentrando nos mistérios que envolvem os símbolos.

Que assim seja... Bênçãos plenas!

Rowena Arnehoy Seneween ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.

Website:
www.templodeavalon.com
Brumas do Tempo:
www.brumasdotempo.blogspot.com
Três Reinos Celtas:
www.tresreinosceltas.blogspot.com
E-mail:
rowena@templodeavalon.com

MAIS UM TEXTO PARA REFLEXÃO

Se você deseja realmente progredir na vida, ser bom, honesto, ter um bom emprego, amar e ser amado, construir uma casa e formar uma familia, não esqueça que tudo isso e muito mais está dentro de suas possibilidades.
Basta que acredite em seus propósitos da vida e persista muito além dos obstáculos naturais.
Esses surgem como testes de resistência e força interior.
O progresso está dentro de todos nós esperando que o movimentemos...

Na minha opinião, temos que ter em mente que o que plantamos, nós vamos colher mais cedo ou mais tarde.
Estou um pouco farta de ver " O SER HUMANO", ou aquele que acha que o és,  se fazendo de coitadas quando no fundo são ainda muito egoistas, orgulhosas e acima de tudo infantis e não estão preparadas para um futuro. Pois essas mesmas pessoas falam uma coisa e agem de maneira totalmente diferente...e só para "elas"  que estão "enganando e se dando bem". No fundo ELAS MESMAS ESTÃO SE ENGANANDO...SE ILUDINDO E SE ACHANDO...
O progresso depende da maneira que você encara seus obstáculos, se você quer encaralos sempre com egoismo e orgulho, ele então será assim...Mas se você encara-lo de maneira POSITIVA como mais uma LIÇÃO A APRENDER...ai sim a SUA VIDA PODE MUDAR ...
DEPENDE DE VOCÊ !!!!
 
                                                                   Um desabafo..só isso !!!

                                                                                                                    Regina.

PENSAMENTO POSITIVO - LIÇÃO 182 - LIÇÃO 189





Ninguem consegue edificar a felicidade na base da mentira.
Não comece as coisas de maneira errada.
Não inicie um relacionamento ou uma simples amizade de forma duvidosa.
Seja sincero em qualquer circunstância conquistar a confiança.
Quem se habitua à mentira não consegue conquistar a confiança de ninguem, estará sempre sendo questionado.
Quem mente acaba se contradizendo, e quem se contradiz não merece confiança.
Quem usa da verdade não tem o que temer...

*******************************************************************************

Jogue fora tudo o que não sirva a você.
Faça uma faxina interna.
A mente e o coração devem estar limpos.
Renove a sua FORMA DE PENSAR...CHEGA DE NEGATIVISMO...
Melhore os seus sentimentos, nada de inimizades.
Discipline sua capacidade intuitiva.
Basta de perceber coisas desagradáveis.
Procure registrar só coisas boas.
Amplie o seu poder de amar.
Olhe a todos como irmãos.
Renove os seus conceitos.
Mude o SEU EU para melhor...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Um belo Texto, não julguem...




Não julgue as pessoas, você não sabe qual é a realidade delas...

Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado a uma cirurgia de emergência. Ele respondeu ao chamado, o mais rápido possível, mudou de roupas e foi diretamente para o bloco cirúrgico. Ele encontrou o pai do menino indo e vindo na sala de espera do médico. Depois de vê-lo, o pai gritou:

"Por que você tomou todo esse

tempo para vir, não sabia que a vida de meu filho está em perigo... você não tem senso de responsabilidade??"

O médico sorriu e disse: "Desculpe, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a chamada... E agora, eu gostaria que você se acalma-se para que eu possa fazer o meu trabalho"

"Me acalmar? E se fosse seu filho quem estivesse nesta sala agora, você estaria calmo? Se o seu filho fosse agora o que estivesse morrendo?" Disse o pai irritado

O médico sorriu novamente e respondeu:. "Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia "Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus" Os médicos não podem prolongar a vida. Vou interceder por seu filho, vamos fazer todo o possível pela graça de Deus "

"Dar conselhos quando não estamos em situaçao é tão fácil", murmurou o pai.

A cirurgia levou algumas horas, depois que o médico saiu feliz, "Graças a Deus! Seu filho está salvo!"

E sem esperar por uma resposta do pai, com muita pressa olha para o relógio e foge. Ao mesmo tempo que vai, ele disse: "Se você tiver alguma dúvida, pergunte a enfermeira!"

"Por que é tão arrogante? Não podia esperar mais alguns minutos para eu pedir mais informações sobre o estado do meu filho"

E a enfermeira, cheia de lágrimas pelo seu rosto:

"O filho do Dr. morreu ontem em um acidente de estrada, o médico estava no cemitério quando você chamou para realizar a cirurgia do SEU FILHO. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele correu para terminar o sepultamento de seu filho."

Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe nada sobre a vida dessa pessoa e o que está acontecendo na vida dela.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NAMASTÊ ou NAMASKAR

                                   Namastê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

fazendo o gesto de namastê
Namastê (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.
Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namastê é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.
Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.

Usos na cultura sul-asiática

Ainda quando saudação, um namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
Namastê é também usado como um cumprimento na comunicação escrita, ou geralmente entre pessoas que se conhecem.
Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo. As saudações completas para Muçulmanos são Assalamu Alaikum e para Sikhs é Sat Sri Akaal. Mas "namastê" é aceito em todas religiões.
Entretanto, no Sri Lanka, esta comumente tem um significado diferente. O gesto é usado para saudar (bem como se despedir) de pessoas com o verbo "Aayubowan". Aayubowan significa de forma aproximada, "que você tenha uma longa vida". Quando usado em funeráis para cumprimentar os convidados, a parte verbal é geralmente omitida. O gesto aayubowan é também um símbolo cultural do Sri Lanka e da hospitalidade cingalesa. Este também é usado por comissários de bordo cingaleses para cumprimentar os passageiros e em outros sinais de hospitalidade.

Significados na cultura global

Namastê é uma das algumas palavras sânscritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam hindi. No Ocidente, ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "Namastê" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como o vegetarianismo, a ioga, e o hinduísmo.
A divulgação desta saudação foi feita na série de televisão LOST.
Recentemente, e mais globalmente, o termo namastê foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:
"Curtir a vida intensamente"-popular na cultura induista
  • "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." -- atribuída ao autor Deepak Chopra
  • "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
  • "Eu saudo o Deus dentro de você."
  • "Seu espírito e meu espírito são um." -- atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
  • "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
  • "A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."
  • "Tudo que é melhor e mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
  • "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TEXTO...






Não fique contrariado com o proceder alheio.
A outra pessoa não faz o que você quer.
Em vista disso, você fica triste e lhe parece que não só ela,
mas o mundo inteiro, não gosta de você.

No entanto, será que o seu desejo era realmente melhor do que o daquela pessoa?
Pense, reflita.
Examine com cuidado e se transforme. Busque dar mais que receber.
Você é capaz dessa mudança.
A transformação dos outros se mede pela sua...




Livro Sementes de Felicidade...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

TEXTO PARA REFLEXÃO...

 
 
 
 
 
Existem pessoas nas nossas vidas que nos fazem  felizes  pela simples casualidade de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem o caminho a nosso lado, vendo  muitas luas passar, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
 A todas chamamos amigos e há muitas classes deles.
Talvez  cada  folha de  uma árvore represente um dos nossos amigos.
 O primeiro que nasce é o nossos amigo Pai e a  nossa  amiga Mãe, que  nos mostram o que é a vida.
 Depois, vêem os amigos Irmãos, com quem dividimos o  nosso espaço para que possam florescer como nós.
 Passamos a conhecer toda a família de folhas a quem  respeitamos e desejamos o bem.
 Mas, o destino apresentamos a outros amigos, os  quais não sabíamos que iriam cruzar-se no nosso caminho. A muitos de eles  chamamos-lhes  amigos da alma, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz.
E ás vezes um desses nossos amigos da alma estala no nosso coração e então chamamos-lhe um amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos  nossos lábios, saltos aos nossos pés.
 Mas também há aqueles amigos de passagem, talvez umas férias  ou  uns dias   ou umas horas.  Eles colocam-nos sorrisos no rosto durante o tempo   que  estamos  com  eles.
 Falando do assunto, não podemos esquecer os amigos distantes,  aqueles  que  estão na "ponta das ramas" e que quando o vento sopra,  sempre  aparecem  entre uma folha e outra. O tempo passa, o  Verão  vai-se,  o Outono  aproxima-se e perdemos algumas das nossas   folhas,  algumas  nascem  noutro Verão e outras permanecem por muitas estações.
 Mas o que nos deixa mais felizes, é que as  folhas que caíram  continuam junto, alimentando a nossa raiz com alegria. São  recordações  de momentos maravilhosos de quando se cruzaram no nosso caminho.
 Desejo-te, folha da minha arvore, paz, amor, sorte e prosperidade.
 Hoje e sempre...Simplesmente porque cada pessoa que  passa na nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de  nós.
 Haverá os que levam muito, mas não haverá os que não  nos deixam nada.
 Esta é a maior responsabilidade da nossa vida e a  prova evidente de que duas almas não se encontram por casualidade."
Autor: Conde Roberto

Trabalhos...




quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Onde estão os Desencarnados da História?

Colonias espirituais

Universo Espírita 5: Cidades Espirituais

RECICLAGEM DE PENSAMENTOS


                                                Está imagem não é a do Texto na revista.


 Texto Publicado na Revista Universo Espírita de 2008.

                            " NÃO AGUENTO MAIS"...

"A maneira como você age diante de um problema diz muito a seu respeito. Aprenda a lidar com os momentos difíceis, renovando seus pensamentos e sua atitude. "

Quando um periodo difícil se istala em nossa vida, geralmente não somos capazes de driblar essa situação. Damos excessiva atenção aos problemas, de forma que eles acabam dominando nossos pensamentos. Ignorar, ou fingir indiferença, também não são boas opções, pois, quando algo mais sério acontece, é porque a vida quer nos mostrar o que o NOSSO COMPORTAMENTO ESTÁ ATRAINDO.
Algumas pessoas fogem de examinar a situação. Fecham os olhos e os ouvidos, recusam-se a analisar e preferem devanear, agindo da mesma maneira, como se nada tivesse acontecido. Lutam para que tudo funcione como desejam. Esssa atitude dificulta o bom encaminhamento dos problemas, prolonga a situação e impede a compreensão e o amadurecimento, que seriam conquistados, caso houvesse, o enfrentamento da questão.

MOMENTS DIFÍCEIS SÃO DASAFIOS

Há aqueles que compreendem o que está acontecendo, mas querem que tudo se resolva rapidamente. Revoltam-se contra a vida e contra Deus, na medida em que a situação prossegue. Essa atitude também dificulta o processo de solução, porque quando as circustâncias começam a se encaminhar, é quando mais precisamos ter paciência e confiança. Ao nos apressarmos, não levamos em conta que, muitas vezes, as questões envolvem o livre-arbítrio de outras criaturas, e é preciso que elas possam e se disponham a agir como precisamos.
Outros até querem e se esforçam por compreender e agir renovadamente, mas pela força do hábito, ainda oscilam na confiança de que as coisas vão melhorar.  Esssa falta de persistência e firmesa faz, com que, constantemente, tudo pareça voltar a estaca zero, quando na verdade, não é exatamente isso que acontece.
Também a quem se rebele contra tudo e contra todos, vendo má vontade e más intenções em qualquer situação, porque no fundo, consideram-se vitímas e exigem que os outros resolvam seus problemas. Essa atitude cega o espírito de análise, corroendo a intuição e a inteligência, o que aumenta o desespero e prolonga essa fase.
Certamente, nenhum de nós quer passar por momentos difíceis, mas eles chegam, desafiando-nos a encontrar uma forma diferenciada de pensar e agir. Atendendo a esse chamamento, no futuro não teremos problemas semelhantes ou, pelo menos, sabedremos como lidar melhor com a situação.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Essa lucidez de buscar de buscar uma reciclagem condutas, também é fruto das repetidas vezes em que as dificuldades foram enfrentadas com desprezo, apelações e teimosia. Isso vai até o dia em que nos cansamos de sofrer e um verdadeiro " NÃO AGUENTO MAIS !" " BASTA", tornan-se ATITUDES, POSTURA.
É quando descobrimos que é possível  MUDAR O RUMO DAS COISAS, com um pequeno esforço de disciplinar pensamentos e atos, evitando, por mais que pareçam, tentações irresistíveis, aqueles ja reconhecidos como prejudiciais. A partir dessa descoberta, gradualmente ganhamos autodominio a própria vida, com consciência e alegria.
Observemos, atentamente, o que realmente queremos para nós, e o que precisamos fazer para obter essa condição. E corajosamente: MÃOS À OBRA, sem olhar para trás, ja que o futuro está á frente e é dele que devemos cuidar, passando a viver o dia de hoje de forma reciclada.
Orar renova as forças íntimas. Respirar com consciência, renova as forças físicas e equilibra as emoções. Descobrir o próprio valor, renova a alegria de viver. Reconhecer quem nos ajuda e está ao nosso lado, renova o amor. Usar PALAVRAS BENÉFICAS e de ESTÍMULO renova o espírito daqueles que nos cercam. ESCOLHER BONS PENSAMENTOS RENOVA TUDO.
____________________________________________________________________________________
Cristina Helena Sarraf é educadora palestrante e ministra cursos baseados nos Principios do Espiritismo. Edita o jornal do Grupo Espirita de Iniciativas Doutrinárias, CEM, grupo fundado por ela há 24 anos
( www.geocities.com/jornalcem )

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Um Texto de Shakespire...SENSACIONAL...







Shakespeare dizia:

"Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde: Antes de falar... Escute! Antes de escrever... Pense! Antes de criticar... Examine! Antes de ferir... Sente! Antes de orar... Perdoe! Antes de gastar... Ganhe! Antes de render... Tente de novo! ANTES DE MORRER... VIVA......