quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RECICLAGEM DE PENSAMENTOS


                                                Está imagem não é a do Texto na revista.


 Texto Publicado na Revista Universo Espírita de 2008.

                            " NÃO AGUENTO MAIS"...

"A maneira como você age diante de um problema diz muito a seu respeito. Aprenda a lidar com os momentos difíceis, renovando seus pensamentos e sua atitude. "

Quando um periodo difícil se istala em nossa vida, geralmente não somos capazes de driblar essa situação. Damos excessiva atenção aos problemas, de forma que eles acabam dominando nossos pensamentos. Ignorar, ou fingir indiferença, também não são boas opções, pois, quando algo mais sério acontece, é porque a vida quer nos mostrar o que o NOSSO COMPORTAMENTO ESTÁ ATRAINDO.
Algumas pessoas fogem de examinar a situação. Fecham os olhos e os ouvidos, recusam-se a analisar e preferem devanear, agindo da mesma maneira, como se nada tivesse acontecido. Lutam para que tudo funcione como desejam. Esssa atitude dificulta o bom encaminhamento dos problemas, prolonga a situação e impede a compreensão e o amadurecimento, que seriam conquistados, caso houvesse, o enfrentamento da questão.

MOMENTS DIFÍCEIS SÃO DASAFIOS

Há aqueles que compreendem o que está acontecendo, mas querem que tudo se resolva rapidamente. Revoltam-se contra a vida e contra Deus, na medida em que a situação prossegue. Essa atitude também dificulta o processo de solução, porque quando as circustâncias começam a se encaminhar, é quando mais precisamos ter paciência e confiança. Ao nos apressarmos, não levamos em conta que, muitas vezes, as questões envolvem o livre-arbítrio de outras criaturas, e é preciso que elas possam e se disponham a agir como precisamos.
Outros até querem e se esforçam por compreender e agir renovadamente, mas pela força do hábito, ainda oscilam na confiança de que as coisas vão melhorar.  Esssa falta de persistência e firmesa faz, com que, constantemente, tudo pareça voltar a estaca zero, quando na verdade, não é exatamente isso que acontece.
Também a quem se rebele contra tudo e contra todos, vendo má vontade e más intenções em qualquer situação, porque no fundo, consideram-se vitímas e exigem que os outros resolvam seus problemas. Essa atitude cega o espírito de análise, corroendo a intuição e a inteligência, o que aumenta o desespero e prolonga essa fase.
Certamente, nenhum de nós quer passar por momentos difíceis, mas eles chegam, desafiando-nos a encontrar uma forma diferenciada de pensar e agir. Atendendo a esse chamamento, no futuro não teremos problemas semelhantes ou, pelo menos, sabedremos como lidar melhor com a situação.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Essa lucidez de buscar de buscar uma reciclagem condutas, também é fruto das repetidas vezes em que as dificuldades foram enfrentadas com desprezo, apelações e teimosia. Isso vai até o dia em que nos cansamos de sofrer e um verdadeiro " NÃO AGUENTO MAIS !" " BASTA", tornan-se ATITUDES, POSTURA.
É quando descobrimos que é possível  MUDAR O RUMO DAS COISAS, com um pequeno esforço de disciplinar pensamentos e atos, evitando, por mais que pareçam, tentações irresistíveis, aqueles ja reconhecidos como prejudiciais. A partir dessa descoberta, gradualmente ganhamos autodominio a própria vida, com consciência e alegria.
Observemos, atentamente, o que realmente queremos para nós, e o que precisamos fazer para obter essa condição. E corajosamente: MÃOS À OBRA, sem olhar para trás, ja que o futuro está á frente e é dele que devemos cuidar, passando a viver o dia de hoje de forma reciclada.
Orar renova as forças íntimas. Respirar com consciência, renova as forças físicas e equilibra as emoções. Descobrir o próprio valor, renova a alegria de viver. Reconhecer quem nos ajuda e está ao nosso lado, renova o amor. Usar PALAVRAS BENÉFICAS e de ESTÍMULO renova o espírito daqueles que nos cercam. ESCOLHER BONS PENSAMENTOS RENOVA TUDO.
____________________________________________________________________________________
Cristina Helena Sarraf é educadora palestrante e ministra cursos baseados nos Principios do Espiritismo. Edita o jornal do Grupo Espirita de Iniciativas Doutrinárias, CEM, grupo fundado por ela há 24 anos
( www.geocities.com/jornalcem )

Nenhum comentário:

Postar um comentário