terça-feira, 21 de agosto de 2012

BUSHIDO

Bushido

O Caminho do Guerreiro Samurai


Redação Niten
O Bushido (bushi = guerreiro, do = caminho), o código de honra e ética do guerreiro samurai, despertou o interesse de muita gente, em 2004, sobretudo, com o lançamento do filme "O Último Samurai" que mostra o astro Tom Cruise no papel de um militar americano cuja vida muda ao conhecer os samurais e o Bushido.BUSHIDO (武士道; 武士 = Guerreiro, 道 = Caminho): "O Caminho do Guerreiro" era o código de honra e ética dos samurais.

O Bushido surgiu e se consolidou juntamente com a história dos samurais, durante os períodos Heian a Tokugawa. As principais virtudes do Bushido são Justiça (GI), Coragem (YUU), Benevolência (JIN), Educação (REI), Sinceridade (MAKOTO), Honra (MEIYO) e Lealdade (CHUUGI). É natural, em um tempo e sociedade tão carentes de valores como estes no qual vivemos, que o Bushido chame a atenção. Seus valores atemporais trazem uma clara noção entre certo e errado, acrescentando mais importância e ideal à vida das pessoas.

Sua origem está ligada fundamentalmente ao Budismo, ao Xintoísmo e ao Confucionismo. Do Budismo, o Bushido herdou a coragem ao se encarar a morte e o desapego pelas questões materiais. Do Confucionismo vem a lealdade ao senhor feudal, a relação com a sociedade e a importância do nome da família. Dentro do Bushido, as linhas gerais que regem as mais variadas relações entre as pessoas, por exemplo, Mestre e Discípulo, Sempai e Kohai, pai e filho, irmão mais velho e mais novo, marido e mulher também possuem raízes no Confucionismo. Do Shintoismo trouxe o respeito para com a terra, com o feudo e a estima pela essência, o espírito, que há em tudo, desde as pessoas aos lugares, as espadas e os demais utensílios dos samurais.

Para o Samurai era preferível a morte à desonra. A desonra era uma mancha que marcava toda a família. Esta era uma vergonha que nenhum samurai conseguia suportar.


Hagakure
Hagakure ("Escondido pelas Folhas" ou "Folhas Escondidas" ou "Folhas Ocultas" 葉隱 ou 葉隠): O Livro do Samurai de Tsunetomo Yamamoto (山本常朝).
Uma das obras mais importantes sobre o Bushido é o Hagakure – "Folhas Ocultas" – escrito por Yamamoto Tsunetomo, um samurai da província de Saga, no Século XVII. A aceitação resoluta da morte fica clara no trecho: "O Bushido implica em escolher sempre a morte quando houver a possibilidade de escolha entre viver e morrer"

O grande samurai Miyamoto Musashi Sensei (宮本 武蔵) (1584-1645), inspirador do Instituto Niten e fundador do estilo praticado na entidade, escreveu em sua obra, o Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho - 五輪書): "O Caminho do Guerreiro é a aceitação resoluta da morte". Isto resume o sentimento do samurai em relação ao Bushido. A vida tem um valor imensurável, porém mesmo esta é deixada de lado em face de valores ainda maiores.


O Bushido Hoje


Dois séculos após o fim dos samurais como classe social, o Bushido permanece vivo na cultura japonesa. Isto se deve aos nove séculos em que o Japão teve nestes valores a base para todas as relações humanas.

O prejuízo causado à população japonesa após a Segunda Guerra Mundial foi incrivelmente superado em pouco tempo. O país passou de nação derrotada a potência mundial em apenas 30 anos. Essa recuperação foi diretamente influenciada pelo Bushido.

Apesar destes valores estarem hoje atenuados na sociedade japonesa e muitas das novas gerações acreditarem que são valores pertencentes ao passado, há lugares onde o Bushido mantém sua forma próxima à original. Estes lugares são os tradicionais dojos de Kobudo.

Kobudo é como são denominados os estilos de combate criados antes de 1868, o ano da restauração Meiji, que marcou o fim dos samurais como classe poucos anos depois.

Nestes dojos sobrevivem, de fato, os últimos samurais. Pessoas que cultivam, em pleno século XXI, o modo de vida dos guerreiros que fizeram da honra e da ética os instrumentos para governar uma nação.


O Bushido no Instituto Niten


Dentro do Instituto Niten, o Bushido não é uma novidade passageira causada por um filme, mas uma parte importante do treinamento. O Bushido é passado dentro do Método KIR, e fixado pelo treinamento e convivência. Para nós, mais importante que estudar, ler, ou ver filmes sobre o Bushido é vivenciá-lo em nosso dia-a-dia. Só assim será possível entender a essência do Caminho do Guerreiro.

O Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto, teve o Bushido desde cedo incorporado à sua vida. Seu pai, um dos maiores estudiosos, no ocidente, sobre o assunto, é conselheiro honorífico do Centro de Estudos do Hagakure, apenas para lembrar é um dos mais importantes registros escritos sobre o Bushido. O Centro de Estudos tem sua sede na província de Saga, onde, há quatro séculos, viveu Yamamoto Tsunetomo, o autor da obra. É de Saga, terra dos samurais mais ávidos por seguir o Bushido, que advém a família Kishikawa.

Conforme o Sensei Jorge Kishikawa escreveu no Shin Hagakure, "Encontramos o espírito do Bushido vivo nos mestres dos estilos tradicionais. A lealdade e gratidão ao mestre e ao dojo são muito importantes no treinamento da espada samurai".

No Instituto Niten, o Bushido é parte essencial do treinamento. O respeito pelo Sensei, pelos Senpais (colegas mais antigos), pelo material e pelos ensinamentos recebidos, é herança direta do código de honra samurai, que ainda hoje influencia fortemente a sociedade japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário